Resenha: A playlist de Hayden | Garota Indecisa

Resenha: A playlist de Hayden

A Playlist de Hayden
Autor(a): Michelle Falkoff
Nro Páginas: 288
Editora: Editora Novo Conceito
Classificação: ★★★★★ (03 estrelas)
Livro cortesia da editora Novo Conceito
Sinopse:
A Playlist de Hayden - Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

Quando li a sinopse pensei se tratar em mais um daqueles livro de romances adolescente com personagens meio hipster, mas me enganei em partes.
Apesar de um romance o livro abordar temas pesados e sérios como suicídio, bullyng, homofobia e preconceitos mas de uma forma natural e com uma leitura cheia de leveza.

O que eu gostei foram todas as características e detalhes geek do livro, eu como nerd de T.I amo quando os autores abusam dos detalhes desse universo, o livro cita jogos, RPG, filmes cult e bandas desde o indie ao Gothic Metal, tudo que eu já fez parte do meu universo então esse ponto me ganhou.

O livro é um misto de drama e mistério, a leitura é leve pois é contada do ponto de vista de Sam, e podemos sentir todos os sentimentos que o rodeiam, desde frustrações ao amor.
Hayden é gordinho, dork, tem dislexia e uma família rica que não se importam nem um pouco com ele e nem se preocupam em esconder o desgosto que sentem pelo filho, e para ajudar tem o seu irmão mais velho, Ryan, o astro do futebol e o oposto de Hayden. Ryan que faz parte da trifeta do Bullyng um grupo composto por ele, Jason e Trevor os três vivem para infernizar e humilhar a vida de Hayden e Sam, seu único amigo. Sam apesar de magricela também é um dork viciado em games, musica e HQ e diferente de Hayden vive uma vida simples com uma mãe que trabalha a noite e não sabe cozinhar e uma irmã mais velha que apesar de irritante é inofensiva, e é com eles que Hayden se sente em casa, os dois são melhores amigos, os únicos um para o outro, compartilham segredos e momentos, até que Hayden decide tomar uma decisão sozinho: se matar e deixar apenas uma playlist como carta de despedida para Sam.

Mas ele nunca argumentava com a mãe. Ele não era assim. Hayden fazia qualquer coisa para manter a paz. Pág. 18

A Playlist do livro é genial, várias bandas eu já conhecia outras musicas eu conhecia por covers ou em outras versões e algumas eu tive a oportunidade de conhecer - e odiei rs - mas o foco da leitura para meu espanto não foi a playlist, na verdade eu me frustei um pouco nesta parte. Outro ponto que me desagradou um pouco foi o desfecho de tudo, várias coisas como a própria playlist ao meu ver foram muito dispensáveis e não mereciam tanta atenção.
Apesar de levar o nome no título o livro é mais sobre a vidinha do Sam do que sobre o Hayden.
O livro me passou a impressão de que Sam e Hayden não tinham uma vida quando conviviam juntos, e com a morte de um o outro pode enfim ter uma vida, mesmo com toda a dor, angústia, e remorso, afinal Hayden se matou por um motivo e para Sam ele tivera culpa, de algum modo ele se sentia responsável por não ter percebido ou impedido, afinal ele era seu único amigo ou não era? Essa onda de mistério e segredos contribuem para uma vida confusa mas mesmo assim é uma vida, coisa que ele não tinha com Hayden vivo.

Eu sentia tanto a falta de Hayden quanto no dia que ele morreu. Sentia tanta saudade que finalmente nem mesmo me sentia mal por pensar nele. Simplesmente mergulhava nas lembranças e deixava que suas ondas me levassem. Pág. 254
Sam, não é um adolescente perturbado, mas encontrar seu único amigo morto e ainda tentar entender aquela maldita playlist não contribuíam em nada para sua sanidade mental, e é em meio a esses mistérios, confusões e crises adolescentes que Sam tenta seguir com a sua vida e tentar entender por que seu amigo decidiu abandona-lo, e por que eventos estranhos vem acontecendo desde então. Sam ao longo do livro descobre que as pessoas não são quem parecem ser, e até mesmo seu melhor e único amigo esconde segredos de você.

Aquela porra era tão triste. Eu não sabia que Hayden pensava assim.
A gente andava junto há tanto  tempo que eu sentia que seria uma traição admitir para ele o quanto eu era solitário, mesmo o tendo como amigo, e acabou que Hayden se sentia do mesmo jeito, o tempo todo. Pág. 158 

A morte de Hayden resulta em muitas consequências na vida de Sam desde de sua consciência até na sua vida amorosa e social que até então não existia, vemos a evolução de Sam em meio a tanta confusão e ficamos presas no mistério que infelizmente não me cativou tanto, todo o suspense do livro foi bom, daqueles que deixam o coração na mão mas muito prolongado e o relacionamento amoroso que Sam adquiriu logo após Hayden morrer aconteceu como magica deixando o livro um pouco adolescente demais.


O livro é agradável e apesar de abordar temas tao interessantes ele teve alguns pontos fracos, especialmente no final  que não prendem tanto a atenção como deveriam.
Em suma foi uma ótima leitura, a autora tem uma leveza com as palavras e o livro foi uma surpresa agradável já que não esperava tanto mistério e suspense em um livro como este. A Novo Conceito como sempre sublime, paginas amarelas e diagramação perfeita <3


2 comentários

  1. oi flor, eu não solicitei, mas já estou me arrependendo! Vejo muitas coisas positivas sobre o livro e estou cada vez mais tentada a comprá-lo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O livro parece conter uma história muito comovente e emocionante, para Sam não deve ser nada fácil lhe dar com esta situação, ele não entende por que Hayden fez isto!! Mas acredito que conforme ele vai ouvindo a playlist que Hayden deixou ele vai entendendo por que o amigo cometeu tal ato!!

    ResponderExcluir

Olá obrigada pela visita, acho DIGNO você aproveitar e comentar que tal? :D
Beijos.